O Grupo

Real Estate

Desenvolvimento e investimento imobiliário

Comercialização de energia

Venda de energia gerada

Geração de energia

Fontes renováveis de 6 PCH’s (MT, MS e PE)

Industrial – Vidros Planos

Única do setor 100% brasileira

Industrial - Cimentos

Joint venture com o grupo Queiroz Galvão

Com mais de noventa anos de atividades, o Grupo Cornélio Brennand traz como diretrizes o dinamismo, a integridade e a excelência, valores que norteiam todas as suas ações. Constantemente atento às oportunidades e orientado por um forte espírito empreendedor, o Grupo, durante sua trajetória, diversificou seus investimentos e manteve uma conduta pautada na expansão contínua de suas atividades.

Iniciou sua atuação no setor cerâmico, ao longo de sua história, desenvolveu negócios em diversos segmentos como produção de porcelanas e azulejos, açúcar e álcool, cimento, fabricação de embalagens e utilidades em vidro. Hoje, possui empresas que atuam em importantes setores da economia, como geração de energia através de fontes renováveis, comercialização de energia, desenvolvimento imobiliário, fabricação de cimento e vidros planos. Fazem parte do Grupo a Atiaia Energia, a Atiaia Comercializadora, a Iron House, a Cimento Portland Participações e a Vivix Vidros Planos.

Uma das características dos empreendimentos que levam a assinatura do Grupo Cornélio Brennand é a preocupação com o baixo impacto ao meio ambiente e a responsabilidade social. Na Atiaia Energia, por exemplo, as seis Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs), instaladas nos Estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Pernambuco, seguem com rigor a legislação ambiental vigente e realizam

programas de educação socioambiental nas comunidades circunvizinhas. Somadas, as PCHs da Atiaia Energia, possuem capacidade para abastecer uma cidade com meio milhão de habitantes.

Na empresa de desenvolvimento imobiliário, Iron House, podemos destacar a Reserva do Paiva, destino turístico-imobiliário, localizado em Pernambuco. Uma área de expansão urbana pautada no desenvolvimento sustentável, que concilia o crescimento econômico com a proteção dos recursos naturais. No Projeto, aspectos como a redução da emissão de carbono, valorização da biodiversidade e reaproveitamento de resíduos foram contemplados. O acesso a Reserva do Paiva é realizado através da Rota dos Coqueiros, primeira parceria público-privada (PPP) efetivada no Estado, na qual o Grupo Cornélio Brennand participa desde sua implantação.

No negócio de vidros planos, a empresa adotará as mais modernas práticas de sustentabilidade disponíveis no mundo para a sua planta. Como referência de gestão energética, a fábrica utilizará em seu processo produtivo a tecnologia L.E.M.™ (Low Energy Melter™), inédita no Brasil, que permitirá uma maior eficiência energética e a redução da emissão de gases de efeito estufa, em comparação com a

média mundial das indústrias de vidros planos. A matriz energética utilizada para a fusão do vidro no processo produtivo será o gás natural, seguindo a política nacional de mudanças climáticas, que sugere o uso de matrizes energéticas menos poluentes.

Para as demais etapas do processo produtivo e iluminação geral da fábrica, a Vivix consumirá energia elétrica proveniente de fontes renováveis, como as oriundas de PCH´s e usinas de açúcar e bioetanol.

O uso de lâmpadas de alta eficiência energética, a gestão de resíduos tanto de processo (caco de vidro) como de consumo (coleta seletiva) e a otimização da iluminação e ventilação natural também contribuirão para tornar o processo ecoeficiente.

Outra ação sustentável da Vivix será a captação da água das chuvas para utilização no processo de fabricação do vidro e reuso contínuo dos efluentes gerados na unidade. A água tratada retorna novamente para o processo e irrigação das áreas verdes, criando um ciclo sistemático que evita o descarte de efluentes em rios ou córregos.