A Empresa

A Vivix, localizada no município de Goiana (PE), é uma das mais modernas fábricas de vidros planos do mundo e a única do setor no país com capital 100% nacional. Em janeiro de 2014, iniciou o aquecimento do seu primeiro forno e em fevereiro deste mesmo ano passou a produzir as primeiras chapas de vidros planos totalmente brasileiras. O empreendimento é o resultado de um investimento de mais de R$1 bilhão e que conta, além da unidade fabril, com uma usina própria de beneficiamento de matérias-primas, esta última instalada no município de Pedra de Fogo (PB). A Vivix produzirá vidros planos incolores, coloridos, pintados, laminados e espelhos, tendo como principais clientes as indústrias da construção civil e moveleira. A operação da fábrica gera cerca de 410 empregos diretos e mais de 1.500 indiretos.

A planta, que conta com uma área construída de 90 mil m2, utiliza tecnologia pioneira para fabricação de vidros planos. O parceiro tecnológico da empresa neste negócio é o grupo francês Fives, que possui a liderança mundial em tecnologia para fabricação de vidros planos, e está presente em mais de trinta países. A Vivix utiliza uma tecnologia inédita no Brasil, a L.E.M.™ (Low Energy Melter™), que faz com que a empresa tenha um processo de produção muito eficiente do ponto de vista energético. A capacidade de produção da unidade é de 900 toneladas/dia e o retorno esperado é que, a partir do primeiro ano, a empresa alcance um faturamento anual de R$ 500 milhões.

Como parte do planejamento estratégico, a Vivix iniciou sua operação comercial em agosto de 2011, através da comercialização de vidros planos importados. Isto foi possível graças a alianças com fornecedores internacionais, que permitiram, também, intercâmbio de tecnologia e a adoção das melhores práticas para a produção de vidros planos. Para dar suporte as ações comerciais foram inaugurados, no início de 2012, dois centros de distribuição, sendo um em Pernambuco e outro no estado de São Paulo.